A Campanha Condomínio Seguro é uma campanha de educação pública desenvolvida pela FUNDABOM em apoio ao CORPO DE BOMBEIROS, que tem como principal objetivo a proteção à vida e o aumento da segurança em condomínios residenciais.

O nosso lar é um dos lugares mais especiais para nós. É onde temos a sensação segurança e paz, mas muitas vezes, podemos encontrar riscos que nem imaginamos dentro dos nossos lares.

O Corpo de Bombeiros conta com o apoio de 8,7 mil bombeiros militares, que realizam cerca de 55 mil atendimentos de incêndio em um ano.

A regularização do condomínio é importante para garantir a segurança de todos os moradores e para o cumprimento da lei.

A Campanha Condomínio Seguro é uma iniciativa de apoio ao serviço técnico do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de, por meio de esclarecimento direto, conduzir a gestão dos condomínios no caminho da busca da segurança mais eficiente dos moradores dos condomínios residenciais.

O que é AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB: é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que, no ato da vistoria técnica, a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio, nos termos da lei (DECRETO Nº 63.911, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo).

Edificações irregulares estão sujeitas a advertências, multas, cassação da licença ou interdição do imóvel.

Brigada de Incêndio

Grupo organizado, formado por pessoas voluntárias ou indicadas, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na edificação, planta ou evento.

Constituem medidas de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco. Prevista na Instrução Técnica nº17/19 do Decreto nº 63.911, de 10 de dezembro de 2018.

 

Extintores e Hidrantes

A adequação de extintores e hidrantes é imprescindível para o combate à incêndio. Esses são equipamentos de segurança que permitem extinguir ou controlar princípios de incêndio em casos de emergência.

Emergência Sinalizações, Escadas e Alarmes

As sinalizações de emergência têm como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.

Toda edificação deve ter um sistema de detecção e alarme de incêndio, que deve ser dimensionado de acordo com a Norma Técnica 19/2014.

As saídas de emergência dos edifícios devem ser dimensionadas adequadamente para que a população possa abandonar a edificação, em caso de incêndio ou pânico, completamente protegida em sua integridade física e permitir o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas, atendendo ao previsto no regulamento de Segurança contra incêndio e áreas de risco.

Segurança com GLP

Onde não há o abastecimento de gás encanado, o condomínio deve utilizar cilindros de Gás Liquefeito de Petróleo na área externa da edificação. As instalações dos cilindros devem estar adequadas de acordo com a Instrução Técnica nº 28/2018, do Decreto nº 63.911, de 10 de dezembro de 2018.

Segurança com GN

Em edificações que possuem infraestrutura de gás encanado, devemos nos atentar as instalações da tubulação da rede interna.

As tubulações não podem passar por dutos de atividades, espaços fechados que possibilitem o acúmulo do gás, entre outros lugares especificados na Instrução Técnica nº 29/2018, do Decreto nº 63.911, de 10 de dezembro de 2018.

Equipamentos como aquecedores devem ser instalados em locais devidamente ventilados e longe de materiais inflamáveis como cortinas, panos de cozinha, armários de madeira, entre outros.

Faça a manutenção de equipamentos à gás regularmente e siga as instruções no manual do equipamento.

Projetos Culturais

Confira também um pouco da história do Corpo de Bombeiros.

Revista FUNDABOM

Artigos, notícias e entrevistas para você ficar por dentro do conhecimento cultural e científico na área de emergências.

Preencha o formulário abaixo e receba a Revista FUNDABOM no seu e-mail.