Projetos

Educação Pública

Promovemos programas de educação pública, projetos culturais, apoiamos o envio de bombeiros para a realização de Intercâmbios Nacionais e Internacionais, e oferecemos apoio na realização de palestras e seminários.

Promovemos programas de educação pública, projetos culturais, apoiamos o envio de bombeiros para a realização de Intercâmbios Nacionais e Internacionais, e oferecemos apoio na realização de palestras e seminários.

Projeto Chama Segura

Desde 2011 a iniciativa, feita em parceria com o Corpo de Bombeiros da PMESP e a Liquigás Distribuidora, lidera uma força tarefa junto à população de comunidades de baixa renda para realizar a troca gratuita dos kits GLPs usados – compostos por mangueira, abraçadeiras e regulador de pressão –, por equipamentos novos.

Os kits recolhidos são reciclados, resultando em novos kits para retroalimentação das Campanhas. Desde o início das Campanhas, quase 89 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 240 ações realizadas no Estado de São Paulo, que resultaram na coleta de mais de 22,4 mil kits de instalação usados e na entrega de 24,6 mil novos. No total, cerca de 8 toneladas de material foram destinadas à reciclagem.

Projeto Bombeiro na Escola

Alunos dos oitavos períodos de escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo recebem semanalmente a visita de instrutores do Corpo de Bombeiros da PMESP no contraturno das aulas.

Estruturado em um módulo semanal de meio período (três horas diárias), com turmas matutinas e vespertinas, a iniciativa apresenta exercícios práticos e palestras teóricas:

  • Noções de primeiros socorros;
  • Prevenção de acidentes domésticos;
  • Noções de salvamento;
  • Cidadania e ética;
  • Preservação do meio ambiente.

No último dia de aula, os estudantes desenvolvem e aplicam um plano de abandono da escola, o qual simula um cenário de emergência e a saída controlada de todos os alunos do local.

A iniciativa começou em 2017 em Guaratinguetá e se prepara para ser realizada em outras localidades da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em 2018, com planos de expansão para outras cidades do interior paulista.

Projeto Comunidade Segura

Tem o objetivo de orientar a população para os riscos e perigos da habitação em locais sujeitos à contaminação do solo, além de evitar e prevenir a ocorrência de acidentes, por meio de palestras de orientação à população.

Projeto Brigadista Voluntário

Tem o objetivo de implantar a Brigada de Incêndio e Emergências nas comunidades com alta concentração de pessoas, altos riscos de incêndio e emergências e de difícil acesso ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Projetos Culturais

Confira também um pouco da história do Corpo de Bombeiros.

Revista FUNDABOM

Artigos, notícias e entrevistas para você ficar por dentro do conhecimento cultural e científico na área de emergências.

Preencha o formulário abaixo e receba a Revista FUNDABOM no seu e-mail.

Endereço

Rua Anita Garibaldi, nº 25
Sé, São Paulo/SP
CEP 01018-020

Telefone

(11) 3101-1772

E-mail

contato@fundabom.org.br

CNPJ: 18.941.844/0001-00
Razão Social: Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo

© Feito com ♡ por Nossa Causa – Agência de Marketing com Impacto Social.